"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

Mahatma Gandhi

sábado, 17 de março de 2012

Folha de Caril: um aroma cítrico e subtil!


A árvore-do-caril (Murraya koenigii, em latim) é uma planta originária da Índia, da família das Rutáceas, cujo nome está ligado ao caril. É denominada de basango, goranimb, karepaku, karhinimb ekaribevu em outros dialetos da Índia. Em português também é denominada de Amargoseira-Macha.

As folhas da árvore, denominadas de folha-de-caril são utilizadas essencialmente em pratos do Sri-lanka e Índia há séculos. Existe alguma confusão entre esta planta e o Caril, sendo este segundo uma invenção dos ingleses, no século XVIII, como forma de resumir as massalas -misturas de especiarias - cujo aroma nada tem que ver com estas folhas, de perfume muito mais subtil, cítrico e fresco.


Use em pratos vegetarianos como caris e chutneys ou em frangos e peixes. Combine com sementes de mostarda, gengibre, curcuma, cominho, grãos de coentro e outros temperos indianos. Mas se quiser conhecê-la no íntimo, comece adicionando as folhinhas em frango com molho ou lentilhas ensopadas, na base de um arroz branco sem outros temperos além de sal, azeite e cebola. Depois parta para as combinações mais complexas.

Visite o nosso grupo no facebook e veja uma receita com esta especiaria: https://www.facebook.com/groups/flordacafrao/


Pode encontrar este ingrediente à venda a peso na nossa loja!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário