"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

Mahatma Gandhi

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cebolinho: um condimento de delicado sabor!








Allium schoenoprasum, conhecido popularmente como cebolinha, cebolinha-francesa ou cebolinho em Portugal, é uma planta originária da Europa.
É uma planta vivaz que se desenvolve em tufos muito densos. Apresenta folhas verde escuras, roliças, que atingem no máximo 30 cm de altura.
Como planta condimentar não tem grande tradição na cozinha portuguesa, apesar de ser uma planta excepcional para adicionar a molhos, queijos, sopas quentes ou frias, saladas, omeletas, scones, etc.

Apresenta o mesmo sabor característico da cebola, mas muito mais leve e delicado, indicado para quem aprecia o sabor da cebola mas que tem problemas em digeri-la.
Utilizam-se as folhas, picadas, frescas ou secas, sendo recomendado não coazinhar, mas sim colocar por cima.

Usa-se em saladas de verduras e de batatas, omeletes e vários outros pratos com ovos. Podem ainda ser salpicados em sopas, batatas assadas, puré de batata ou servidos crus na decoração de pratos.
Pode juntar-se a queijos creme ou manteiga, paté de atum ou simplesmente com iogurte e hortelã para acompanhar pratos de peixe.
Combina bem com abacate, courgette, faz excelentes omeletas, sendo também delicioso com salmão fumado, peixe grelhado, marisco, saladas frias de batatas com molho de queijo ou iogurte ou simplesmente adicionado ao «vinegrette». Pode ainda utilizá-lo para decorar os pratos de sopa ou travessas variadas.

Combina bem com as seguintes ervas: salsa, manjericão, pimentão doce, funcho, coentros e estragão.


Deixamos aqui uma pequena receita de entradas, muito rápida e simples!



Pão com alho, queijo e cebolinho

Ingredientes para 4 pessoas:

8 Fatias de pão.
Manteiga (ou margarina com sabor a manteiga)
Flor de sal*
 Pimenta verde*
Alho seco laminado* q.b
Queijo mozarela q.b
Cebolinho seco* q.b
Pimentão fumado*
Molho picante* (se gostar) 

Torre as fatias de pão, barre-as com manteiga e polvilhe as fatias com o alho e o pimentão fumado. Tempere com flor de sal, adicione a pimenta moída no momento e o molho picante. Ponha queijo por cima e termine com o cebolinho picado. Leve ao forno a gratinar até as fatias ficarem bem tostadinhas.

NOTA: Todos os ingredientes assinalados com * podem ser encontrados na nossa loja!

Sem comentários:

Enviar um comentário