"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

Mahatma Gandhi

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Aromaterapia do Incenso

Aromaterapia do Incenso

A forte ligação do incenso com o elemento Ar, simbolizada pelo fumo assim como o marcante apelo olfactivo (o olfacto tem contacto directo com o processamento de emoções e com a memória) talvez expliquem o fascínio que o ritual de acender incenso sempre exerceu sobre os seres humanos. 

Tudo começou com os egípcios que preparavam os incensos com ervas e resina de árvores consideradas sagradas. Os egípcios eram bastante experientes na fabricação de incenso, e o faziam em templos, o que revela, desde aí, sua ligação com as cerimónias e as actividades relacionadas com a vida espiritual. A própria manufactura dos bastões era um ritual complexo e bastante secreto.

O aroma do incenso é uma ajuda que pode ser utilizada quando desejarmos atingir um nível superior de consciência. O incenso elimina as energias negativas do ambiente e também ajuda na meditação, no relaxamento e até no físico, pois os seus aromas proporcionam um ambiente agradável, calmo e relaxante.

Os benefícios do incenso relacionam-se com a melhoria do estado de espírito, diminuindo desde modo a angústia e o stress. Os cheiros trazem à vida das pessoas mais qualidade e bem-estar, que se traduz no melhor funcionamento do corpo.


Alguns aromas estão associados a uma diversidade de vantagens, verificando-se que determinados cheiros têm influência na nossa vida. 

Destacamos aqui alguns:

Alecrim – Estimulante. Aumenta a disposição, a autoconfiança e melhora o humor.

Jasmim – Para Casais

Maçã – Melhora a memória e o Raciocínio

Rosa – Atua sobre o fígado e o aparelho circulatório e também é indicado para pessoas com problemas de pressão baixa, insônia e dores de cabeça.

Sândalo – Favorece o desenvolvimento da espiritualidade e aumenta a resistência física.

Frutas Cítricas - São excelentes anti-depressivos e possuem poder diurético. Os mais conhecidos são aromas cítricos como limão, laranja e tangerina.

Canela - Tem uma acção anti-depressiva.

Naag Champa - A mais tradicional das combinações de incensos indianos, tranquiliza e purifica a alma.

Floral - Tranquiliza e relaxa. Bom para as crianças.

Côco – Equilíbrio emocional

Morango – Acalma e refresca o ambiente
Patchouli – Afrodisíaco

Frutas em geral – Energia 

Herbal - Purifica o ambiente, paz, relaxante, estimulante da mente e memória, anti-stress, contra ansiedade, deixando as pessoas serenas.

Sem comentários:

Enviar um comentário