"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

Mahatma Gandhi

quinta-feira, 1 de março de 2012

Anis-Estrela: mais sabor na cozinha...




Estrela-de-anis ou anis-estrela (Illicium verum) é uma planta originária da China. É considerado uma especiaria. Possui um aroma idêntico ao do anis semente (erva-doce), pois contém o mesmo óleo, embora seja mais forte.

Em termos medicinais, o anis-estrela é carminativo (ajuda redução dos gases intestinais) e muito útil nos casos de digestões difíceis, fermentação intestinal e flatulência. Alivia os espasmos das vísceras ocas (estômago, vesícula biliar, intestino, útero).

A sua apresentação pode variar entre o inteiro e o moído, mas é normalmente usado inteiro em pratos com muito caldo e de cozedura lenta. Deve ser retirado ao final da preparação, pois dá um sabor amargo se for mastigado. Na confecção de um prato basta utilizar algumas pétalas da estrela ou uma pitada de anis-estrela moído.


Combina muito bem com doces, geleias, sobremesas e principalmente com frutas em calda. Experimente colocar uma estrela em compotas de goiaba, manga e até mesmo em doce de banana. Combina também com shoyu e pode ser usado em caldos e molhos orientais à base deste ingrediente.

Em pratos salgados adequa-se a carnes como o frango, a carne de vaca e até em caldos para peixes e frutos do mar. Fica delicioso e é muito usado com carne de porco e pato. Experimente marinar costelas de porco com shoyu e anis-estrelado. É usado também com arroz (frito em azeite - estrugido), em sopas, caldos e cozidos.

É usado também em alguns pratos da cozinha indiana, como o biriyani e funciona como uma das especiarias base de um caril.

Para além de temperar comida, também é muito utilizado para realizar infusões. Experimente fazer um chá preto e colocar um pedaço de anis estrelado!



Pode encontrar este ingrediente à venda a peso na nossa loja!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário