"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

Mahatma Gandhi

terça-feira, 27 de março de 2012

Cardamomo: uma especiaria versátil e especial!


 O cardamomo verde (Elettaria Cardamomum ) distribui-se da Índia até à Malásia, sendo a terceira especiaria mais cara, a seguir ao Açafrão-estigma e à Baunilha. O cardamomo cresce nas florestas tropicais e são as sementes de uma planta da família do gengibre (as zingiberáceas), que nascem dentro de uma cápsula de cor verde.

Na Medicina Ayurveda, o cardamomo-verde é largamente usado para tratar infecções nas gengivas e nos dentes, na prevenção de doenças da garganta, congestão pulmonar, tuberculose pulmonar, inflamação das pálpebras e problemas digestivos. É também referido como antídoto para veneno de algumas cobras e escorpiões.

Utilização: Pode ser usado inteiro ou moído (geralmente é a semente moída sem a cápsula), tostado a seco ou em óleo antes de ser adicionado à preparação, podendo ser usado com ou sem casca, mas quando com casca deve ser amassado para uma melhor extracção do sabor.

 Como condimento é utilizado em Pastéis, pudins, doces, gelados,  no pão, como digestivo refrescante para o hálito, em infusões, como aromatizante do café turco, etc. Uma das características desta especiaria é que realça tanto os sabores doces como os salgados e é um dos componentes de Masalas Indianas.

Veja sugestões de utilização em: https://www.facebook.com/groups/flordacafrao/ 


Pode encontrar este ingrediente à venda a peso na nossa loja!!!
 

Sem comentários:

Publicar um comentário