"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

Mahatma Gandhi

sexta-feira, 30 de março de 2012

Farinha de grão-de-bico: um ingrediente de inigualável textura e qualidade!


A Farinha de grão-de-bico, é um tipo de farinha feito a partir da moagem de grão de bico. Existem dois tipos principais desta farinha, podendo ser feita a partir do grão-de-bico branco (Mediterrâneo e Médio Oriente) e de grão-de-bico negro (Chana em Hindi).



A farinha de grão-de-bico negro, também chamada de Besan [em hindi] e Gram flour (Inglês), é uma farinha de cor amarela e textura bem fina, com aroma terroso, amendoado e forte. Esta farinha não contém glúten e, por isso pode ser usada por celíacos, sendo muito rica em proteínas, fibras, ferro e magnésio.



Na Cozinha: Na gastronomia indiana é usada para dar sabor e textura a ensopados, molhos e leguminosas. É muito usada em frituras, principalmente em massas para empanar. É também a base para muitos doces indianos, como o besan ladoo. Também é encontrada em algumas receitas do Oriente médio e da região do mediterrâneo.

Na Medicina Ayurveda: A Farinha de Grão de Bico é bastante utilizada na cosmética ayurveda como máscara facial, para proporcionar à pele um brilho especial e como sabonete para bebês quando misturada ao leite ou iogurte. Uma quantidade pequena da Farinha de Grão de Bico com um pouco de água, faça uma pasta mole( não use metal para misturar) e espalhe em todo o rosto deixando de fora a área dos olhos. Deixe secar completamente e depois lave o rosto com água fria. Uma aplicação por semana ou quinzenalmente trará saúde e vitalidade para a pele. Uma máscara de Farinha de Grão de Bico  também é usada na remoção de manchas na pele, remove células mortas quando usado como um esfoliante. Misture na mão um punhado da Farinha com um pouco de água, passe esta pasta em todo rosto como um sabonete. Para retirar, passe água fria. 

Curiosidade: A prestigiada revista científica internacional Journal of Archaeological Science, divulgou recentemente um trabalho de pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém: “Grão-de-bico melhora os sintomas da depressão! A leguminosa é constituída por triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina, uma substância que traz sensações positivas.


Receita: Tortilhas de Farinha de Grão-de-bico
(Quantidade para uma tortilha grande) 
Ingredientes:

2 c. de sopa de farinha de grão-de-bico
4 c. de sopa de água
Sal q.b.

Preparação:

Comece por juntar os ingredientes numa taça.
De seguida, aqueça uma frigideira antiaderente com um fiozinho de azeite ou óleo, para a frigideira ficar untada.
Coloque a massa, de forma a e tapar o fundo da frigideira, deixar cozer por dois minutos e virar com a ajuda de uma espátula.
Deixar cozer um minuto do outro lado e retirar para um prato.
Recheie a tortilha com um strogonoff ou outro prato semelhante.
Por fim, enrole e saboreie!


Pode encontrar este ingrediente à venda a peso na nossa loja!!!

Sem comentários:

Publicar um comentário