"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

Mahatma Gandhi

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ajowan: uma semente de sabor forte.


Ajowan (Trachyspermum Ami), ajwain, sementes de carambola ou sementes de timol, é uma planta nativa do sul da Índia, que está relacionada com a alcaravia e o cominho, embora tenha um forte sabor de tomilho.

Na medicina Ayurveda, é tradicionalmente conhecido como um digestivo, contribuindo para o desconforto abdominal e indigestão. Funciona ainda como um antisséptico . Em algumas zonas do sul da Índia, as sementes secas são moídas e o pó é embebido em leite, sendo depois filtrado e servido aos bebés, para aliviar cólicas em e melhorar a digestão e o apetite. Na Índia, muitas vezes é adicionado a pratos fritos para ajudar digestão.
 
Na culinária indiana , a semente de ajowan  é sempre assada ou frita em ghee (ou azeite), de forma a abrir o sabor. Utiliza-se,  entre outras coisas, para fazer um tipo de paratha , chamado ajwain ka paratha. Esta especiaria tem bastante afinidade natural com alimentos farinhosos, leguminosas e legumes, utilizando-se ainda no naan e pakora, conferindo à massa um sabor semelhante ao do tomilho. Use também em pastéis e biscoitos, com picles e pratos com lentilhas.


Por dar um sabor muito forte, deve ter atenção à quantidade. Por norma, 1 colher (chá) na massa para pão, no feijão ou na lentilha. 

Veja uma receita em: https://www.facebook.com/groups/flordacafrao/

Sem comentários:

Enviar um comentário