"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

Mahatma Gandhi

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Estragão: uma das ervas mais utilizadas na cozinha francesa.


Da família da Artemísia, o estragão é uma das 300 espécies mais conhecidas, pelo seu difundido uso na culinária francesa. O termo dracunculus (dragão, em latim) advém da semelhança da sua raiz com esse monstro. Acreditava-se que plantas cujas raízes tinham esse formato, curavam picadas de animais venenosos.





 




Uso culinário
De gosto acentuado, as folhas do estragão são excelentes no preparo de molhos, vinagres, saladas, peixes e omeletes. Muito difundido na cozinha francesa, é bastante usado no preparo dos famosos molhos (sauces) béarnaise, tartare e hollandaise.

Uso terapêutico
As folhas do estragão são ricas em iodo, sais minerais e vitaminas A e C. O seu chá é um digestivo e tónico de uso geral. Diz-se que alivia o mau hálito.

Aqui fica uma receita para experimentar esta erva aromática!


Frango com estragão

Ingredientes:

6dl de caldo de galinha
1 cebola picada
1/2 limão em rodelas finas
1 chávena de estragão*
4 peitos de frango
2 colheres de sopa de margarina
25g de farinha
Raspa de meio limão
1 gema
4 colheres de sopa de iogurte natural
Sal Artesanal qb*
Pimenta verde qb*


Modo de preparar

Leve o caldo ao fogo, juntamente com a cebola, o limão, metade do estragão, sal e a pimenta. Deixe ferver por cerca de 3 minutos.
Junte o frango, tampe e deixe cozinhar durante 30 minutos. Retire o frango, mantendo-o quente. Escorra o caldo, reservando duas chávenas. Noutro recipiente, derreta a margarina com a farinha, acrescentando gradualmente o caldo. Deixe cozinhar em fogo baixo. Junte então, o estragão e a rala do limão. Bata a gema de ovo com o iogurte e misture ao caldo. Junte o caldo ao frango e deixe levantar fervura antes de servir.

Se gostar, pode adicionar também mostarda amarela moída juntamente com o estragão.

* Pode encontrar estes produtos na nossa loja!

Sem comentários:

Enviar um comentário