"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

Mahatma Gandhi

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Salva: A erva da longevidade...



A Salvia officinalis é membro da família da menta, com origem Mediterrânea, desde a costa sul da Espanha até Marselha e na Itália. 

Esta erva é considerada desde tempos imemoriais como a erva da longevidade. Quem tem sálvia em casa nunca envelhece, já dizia um velho provérbio chinês. 




O seu nome deriva da palavra latina salvere, que significa estar de boa saúde, curar. Possui um sabor ligeiramente apimentado e amargo, mas agradável.
        
        Utilização na cozinha: A salvia é utilizada para rechear aves, misturar com cebola, cozinhar com carnes gordurosas (porco, pato e salsichas). Dá bom vinagre aromatizado e manteiga de ervas e faz deliciosos pães. Substitui o louro na aromatização de carnes e cozidos, principalmente os gordurosos, podendo também ser usada para temperar patês de queijo e peixes. A manteiga aromatizada com sálvia dá um realce especial aos assados
      
      Utilização medicinal: O seu chá também é óptimo, pois as suas propriedades aliviam a azia, bronquite, catarro, diabetes, diarreia e é um digestivo eficaz. Infusão: 5 gr de folha em 100 ml de água a ferver durante 10 minutos.

      Dica: Pôr folhas secas de sálvia entre as roupas, para afastar insetos. 'Faz parte das ervas inseticidas( em infusão).

E para que possa experimentar esta erva, fica aqui uma receita!


Saltimboca à Romana

Ingredientes

- 4 bifes bem finos de porco
- sal e pimenta verde a gosto
- 1 colher (chá) de salva
- 50 g de presunto
- 1 colher (sopa) de margarina (ou azeite)
- 1 chávena (chá) de vinho branco

Preparação:
Tempere os bifes com sal e pimenta. Polvilhe a salva e, por cima, coloque o presunto cru. Prenda com palitos e frite na margarina, regando com o vinho branco.


Visite-nos e experimente esta erva especial!

Sem comentários:

Enviar um comentário