"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

Mahatma Gandhi

terça-feira, 19 de abril de 2011

As especiarias...


As especiarias são condimentos usados desde sempre na história das civilizações. São as partes aromáticas das plantas (sementes, frutos, raízes, flores ou cascas) e servem essencialmente para melhorar a conservação dos alimentos, dar-lhes um sabor e aroma característicos e conferir-lhes algumas propriedades medicinais.
Outra propriedade é a capacidade de auxiliar no processo digestivo. Presentes nos cardápios, elas estimulam a produção de enzimas envolvidas na digestão e assim facilitam a absorção dos diversos nutrientes. Na culinária, devem ser usadas com equilíbrio para destacarem o sabor de um prato e nunca para sobrepujar seu sabor.

Informação Nutricional
As especiarias não contribuem para o valor energético da refeição, nem tão pouco para o seu valor nutricional, uma vez que são usadas em pequenas quantidades. É de referir que devemos dar uma atenção especial às suas propriedades medicinais, uma vez que são observáveis mesmo em pequenas quantidades de especiaria ou erva.





 
Porquê usar especiarias?
- Por conferirem mais sabor às preparações culinárias, levam a que se coma mais e, como tal, são estimulantes do apetite;
- Porque aumentam as secreções digestivas e, como tal, facilitam a digestão dos alimentos;
- Porque reduzem a flatulência, ajudando a reduzir os gases intestinais;
- Porque conferem sabores e aromas intensos, permitem reduzir os teores de sal dos alimentos, sendo benéficas para hipertensos e indivíduos com patologia cardíaca ou renal;
- Favorecem a conservação dos alimentos, uma vez que alguns destes condimentos apresentam propriedades anti-fúngicas;
Algumas notas…
- Em excesso, as especiarias podem irritar a mucosa gástrica (as especiarias mais picantes como a malagueta e a pimenta), favorecendo algumas patologias como gastroenterites e promovendo o agravamento de úlceras gástricas;
- Algumas especiarias apresentam potencial alergénio, quer pela inalação dos pós, quer pelo contacto com a pele, quer pela própria ingestão;
- Aumentam a necessidade de ingerir líquidos com a comida, o que promove a diluição dos sucos gástricos e consequentemente, torna a digestão mais lenta.

Como comprar e conservar
Apesar de ser possível encontrar especiarias frescas, as embaladas têm uma maior capacidade de conservação. Devem comprar-se pequenas quantidades, para que não percam as qualidades com o tempo.
Depois de abertas, as embalagens devem manter-se bem fechadas, para não absorverem humidade, e devem ser guardadas em local seco e protegido da luz, já que esta pode alterar o seu sabor.

Sem comentários:

Enviar um comentário