"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

Mahatma Gandhi

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Alcaravia: uma semente com história!

Alcaravia é uma planta também conhecida como cominho-armênio, cariz, cominho, cominho-dos-prados, cominho-romano ou cúmel, da família das Apiaceae. É nativa da Europa e oeste da Ásia.

Comenta-se que durante as guerras romanas, quando faltavam alimentos, os soldados passavam a comer folhas frescas de alcaravia que vegetavam no campo. Júlio César atribuiu a esta planta muito de suas vitórias em batalhas, sendo esta especiaria muito disseminada na culinária dos países do norte da Europa. As folhas são parecidas com as folhas da cenoura, e as suas flores são brancas, dando frutos pequenos, parecidos com frutos da erva-doce.
Conhecida por carvi em francês ou caraway em inglês, esta semente é utilizada como especiaria na culinária de todo o mundo. Com um formato alongado e de cor castanha, ela é utilizada para condimentar bolos, pães, queijos e picles. A semente de alcaravia é muito utilizada espalhada sobre legumes cozidos, especialmente raízes.

A alcaravia possui odor e sabor muito agradáveis e aromáticos. Segundo alguns autores, o sabor pode ser caracterizado como quente, um pouco amargo e picante, com um tom levemente gorduroso e agradável. As folhas frescas podem ser picadas e utilizadas em sopas e saladas, mas nem se compara com o sabor das sementes, muito mais acentuado. É muito empregada na culinária do norte da Europa, sendo provavelmente a Noruega o país que mais a emprega em sua culinária. É muito utilizada em pães, queijos, sopas, saladas, bolos, bolachas, licores, carnes de porco ou qualquer outra carne gordurosa.

Na medicina popular, a semente de alcaravia é usada como diurético, indicada para a prisão de ventre, cólicas e especialmente recomendada para aumentar o volume do leite materno.

A alcaravia é um ingrediente indispensável para dar sabor ao chucrute alemão e ao curry indiano.

Com o óleo que é extraído de sua semente é preparado o famoso licor Kümmel, muito apreciado em países frios.

Para começar a familiarizar-se com esta especiaria, aqui fica uma receita que vale a pena experimentar!

Bolo de cenoura, alcaravia e nozes

Ingredientes:
1-2 colheres (sopa) de alcaravia
3 ovos grandes
70 gr de açúcar amarelo
80 gr de nozes sem casca
100 gr de farinha de trigo
300 gr de cenouras raladas
2 colheres (chá) de fermento
1-2 colheres (chá) de canela moída
1 pitada de sal
1 limão

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata os ovos com o açúcar amarelo. Adicione as nozes picadas, a farinha, o fermento, o sal, a canela e a alcaravia. Misture bem e adicione a cenoura e o sumo de limão. Despeje a mistura numa forma não muito grande, untada e enfarinhada, e leve ao forno por 45 minutos. Por fim, polvilhe com canela.

Receita adaptada do blogue: http://canelamoida.blogs.sapo.pt/114919.html

1 comentário:

  1. Olá

    Na 6ª feira comprei esta semente para a bola de carne. Obrigada pela sugestão ficou uma delícia. Um sucesso no encontro de sábado

    obrigada
    Paula

    ResponderEliminar